
Alguns erros que cometemos ao dirigir

1. Dirigir de salto ou de sandália de dedo
Além de impedir os movimentos rápidos da motorista, o salto pode enroscar no tapete de apoio do carro, provocando acidentes. E isso se aplica a todo tipo de salto: desde sandálias plataformas aos do tipo 'agulha'. Pelo mesmo motivo, é proibido dirigir usando sandálias de dedo ou calçados que não fiquem bem firmes nos pés. Esse tipo de infração rende multas e pontos na carteira, portanto tenha sempre dentro do carro uma sapatilha, um tênis ou um sapato com tiras presas nos calcanhares.
2. Apoiar o pé sobre a embreagem
O mau hábito de descansar o pé no pedal da embreagem – mesmo que de leve - ou acioná-lo diversas vezes numa subida provoca superaquecimento das peças, o que pode causar desgaste em rolamentos e discos. O ideal é deixar o pé esquerdo no chão e pisar na embreagem só na hora de trocar de marcha.
3. Deixar as mãos sobre a alavanca do câmbio
Esta prática é perigosa, já que as mãos devem estar a maior parte do tempo na direção, pode provocar o desgaste das peças antes do tempo e deixar as marchas “folgadas”.
4. Beber e dirigir
Nunca é demais lembrar que álcool não combina com direção. Você coloca a sua vida – e a de outras pessoas – em risco. De acordo com a lei brasileira, uma pessoa é reprovada no teste de bafômetro se estiver com 0,6 dg/l de álcool no sangue. E corre o risco de ir direto para a cadeia, além de pagar multa e ganhar pontos na carteira. Portanto, se for beber, vá de táxi ou escolha alguém que não vai beber para levar todos para casa com segurança.
5. Frear bruscamente
Se você estiver em uma via rápida e não tiver tempo de reduzir a velocidade para ultrapassar um obstáculo com segurança, evite frear bruscamente. O ato de frear quando o carro está quase sobre o obstáculo pode acarretar um impacto muito maior, já que a roda fica travada, sobrecarregando a suspensão e o sistema de freios. O melhor mesmo é estar sempre atenta às sinalizações da estrada para ter tempo de reduzir até a velocidade ideal.
6. Bater papo no celular
Por mais que você seja uma excelente motorista e consiga fazer mil coisas ao mesmo tempo, falar ao celular enquanto dirige, além de ser considerado uma infração, é um perigo. Com a concentração reduzida e os reflexos comprometidos, a chance de acidente aumenta consideravelmente. Se a ligação for urgente, encontre um lugar seguro para encostar o carro. Evite também usar o viva-voz, que, da mesma maneira, diminui a concentração da motorista.
7. Utilizar a marcha até o limite
A prática de acelerar muito antes de trocar de marcha causa estrago nas peças do câmbio, força o motor e consome muito mais combustível. A única exceção é quando estiver ultrapassando outro carro. Mesmo assim, procure calcular bem o tempo, o espaço e a velocidade necessários para não forçar demais o carro.