top of page

Como dirigir com segurança na estrada

Muitos acidentes acontecem porque os motoristas não prestam atenção a detalhes simples que fazem toda a diferença no dia a dia do condutor. Veja como agir para se manter sempre segura e evitar multas.

 


Curvas 

 

Quando o carro faz uma curva, precisamos manter a direção firme para resistir à força que “joga” o veículo para fora da estrada. Quanto mais rápida a velocidade, maior essa força, que pode causar a perda do controle, batida e até o capotamento do automóvel. Por isso, quando chegar perto de uma curva, especialmente em vias de alta velocidade, siga estas instruções:​
 

  • Diminua a velocidade antes de entrar na curva e, se necessário, reduza a marcha.
     

  • Faça a curva com movimentos suaves e contínuos do volante e acelere aos poucos. À medida que a curva for terminando, vá retornando o volante à posição inicial com movimentos suaves.

     

 

Declives
 

Assim que você vir ou que as placas indicarem uma descida acentuada, teste os freios de leve e coloque uma marcha um pouco mais reduzida. Não deixe o veículo desengrenado porque o carro precisa da ajuda do motor para reduzir a velocidade e o freio pode não ser suficiente. E nunca desligue o motor, o que pode prejudicar o funcionamento dos freios e travar a direção.

 

 

Ultrapassagem

 


A primeira coisa a fazer, em qualquer ocasião, é respeitar as placas de sinalização. Isso porque nem sempre conseguimos enxergar com a distância necessária. Quando a ultrapassagem for permitida, só ultrapasse pela esquerda e procure calcular com bastante folga a distância entre o seu carro e os que vêm em sentido contrário. Não se esqueça de prestar atenção também na velocidade e no comprimento do veículo à sua frente, que podem atrasar a sua volta para a pista. Só retorne à faixa normal quando puder enxergar a frente do veículo ultrapassado pelo retrovisor. Nunca se esqueça de usar a seta, tanto para sair da faixa quanto para retornar. É uma maneira de avisar aos outros motoristas o que você vai fazer.

 

Evite ultrapassar nas subidas que não tiverem 3ª faixa e mesmo assim considere que vai precisar de mais potência. Já nas descidas, lembre-se que mesmo ultrapassando você não pode exceder a velocidade máxima da pista.

 

Se outro motorista quiser ultrapassar você, mantenha seu veículo na velocidade original ou vá um pouco mais devagar até que ele complete a manobra.

 

Estreitamento de pista, pontes, obras, objetos e condições das vias.

 

Qualquer imprevisto nas ruas ou estradas, como estreitamentos, obras, pontes sem acostamento, barreiras, buracos ou acidentes aumenta os riscos para os motoristas. Por isso, mantenha a calma e espere até que o problema tenha passado para seguir viagem normalmente. Se houver sinalização do problema, reduza a velocidade e espere seu momento de passar, alternando, quando for necessário, com os veículos que vem na outra direção.
 

 

Acostamento

 

O acostamento deve servir apenas para os veículos que precisam parar por qualquer motivo e para o tráfego de pedestres e bicicletas. Em qualquer outra situação, é proibido usar essa parte da via. Preste atenção aos degraus que podem se formar entre a pista e o acostamento e permaneça a uma distância

 

Pode ocorrer em trechos da via um desnivelamento do acostamento em relação à pista de rolamento, um “degrau” entre um e outro. Nestes casos, você deve redobrar sua atenção. Certifique-se do alinhamento da via e permaneça a uma distância segura do degrau. Se tiver que parar quando o degrau for grande, reduza a velocidade, sinalize com a seta e entre bem devagar.

Sempre que precisar parar no acostamento sinalize com o triângulo e o pisca-alerta.​

 

 

Trechos Escorregadios
 

O atrito do pneu com o solo é reduzido pela presença de água, óleo, barro, areia ou outros líquidos ou materiais na pista e essa perda de aderência pode causar derrapagens e descontrole do veículo. Procure esta sempre atenta ao estado da pista e, quando perceber problemas, reduza a velocidade devagar. Evite acionar os freios e mudar a direção do carro de maneira brusca, para não perder o controle do automóvel.
 

 

Neblina, Cerração Ou Fumaça
 

Sempre que for surpreendida por neblina, cerração ou fumaça, acenda a luz baixa e o farol de neblina, se tiver (o farol alto reflete na nebrina e dificulta a visão). Então, reduza a velocidade e aumente a distância do veículo da frente para ter condições de frear se for necessário. Mesmo que as condições estejam complicadas, procure parar apenas em postos de abastecimento, já que não é seguro estacionar no acostamento quando a visibilidade é baixa. Se realmente não tiver condições de continuar a viagem, estacione o mais longe da pista possível e deixe o pisca-alerta ligado.

 
 
Vento
 
Ventos muito fortes nas estradas, ao atingir seu veículo em movimento, podem causar perda de estabilidade e o descontrole da direção. Sempre observe o movimento da vegetação às margens da rodovia e a sinalização. Algumas vezes, os ventos são causados pelo deslocamento do ar por caminhões e ônibus que vêm no mesmo sentido ou no sentido contrário. Tente sempre antever a situação e reduza a velocidade para manter a estabilidade.

© 2013-2021 por Dirijo Sim!. Orgulhosamente cuidando muito bem de você!

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
bottom of page